quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O PERFIL DO PREGADOR.

Objetivo: Demonstrar quem é e como deve ser aquele que foi chamado para ministrar pregação, qual o seu perfil.

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho. (Marcos 16.15)

Nosso modelo de pregador é Jesus Cristo. seu método é tão eficaz que sua palavra ainda está viva e ecoa pelo mundo, não obstante ele ter pregado há quase dois mil anos.
Sua pregação mudou o rumo da história do ocidente e já esta agindo no oriente. Ninguém jamais viu um discurso tão forte, persuasivo e poderoso como o do Senhor Jesus. Ele é conhecido mundialmente, embora não tenha sido escritor, doutor, general ou outra espécie de personalidade famosa, segundo os padrões do mundo.

A – PERFIL.

            “ O Perfil é o contorno do rosto de alguém visto de lado. É a representação de um objeto que é visto só de um lado. Perfil é o mesmo que silhueta, é a descrição de alguém em traços rápidos”( Dicionário Aurélio).


            Pregador, em grego “ Keryx”, quer dizer, “ arauto” Pregação, do grego “ Kerussein, Kerigma” – Pregar é uma tradução inadequada do termo, visto que ela adquiriu no uso contemporâneo o significado de oratória do púlpito, que inclui instrução e exortação. Hoje oratória supõe-se preparação e elaboração pessoais e do tema, por , meio de formação especifica e de métodos lógicos e retóricos.  

            Os pregadores formados por Jesus, em seu ministério terreno, receberam sólida instrução a cerca das coisas do Reino, bem como aprenderam um método infalível: o método de Jesus: evangelizar com obras e palavras. Com este método o termo adquiriu significação peculiar no Novo Testamento para indicar especificamente o anuncio do Evangelho. A palavra “proclamar” pressupõe que os pregadores são arautos que anunciam simplesmente aquilo que foram encarregados de anunciar. Não em seu próprio nome, mas pela autoridade de quem os envia.

B – VALOR DO PERFIL NO MINISTÉRIO DA PREGAÇÃO.

            O Pregador também se conhece pelo seu perfil, que vem a ser o conjunto de atributos espirituais e humanos que lhe são dados pelo Senhor da messe. Isso significa que a qualidade do pregador é dada a conhecer pelas características que formam o seu perfil.
            Aqueles que receberam os apóstolos enviados por Jesus, puderam ver gravado neles a face de Jesus. Isso ocorreu porque o perfil de cada um deles foi forjado por Jesus, com as características que pertenciam a ele mesmo. Exemplo disto é Pedro reconhecido por algumas pessoas no dia do julgamento de Jesus. Chegaram a lhe dizer que o seu modo de falar denunciava sua condição de discípulo de Jesus.( Mt 26.73) E Pedro, todos sabemos, era antes um pescador, com o seu vocabulário, a sua expressão, o sotaque e o modo especifico de falar comum aos pescadores.

            Aqueles que recebem a mensagem da evangelização precisam ver em nós, pregadores da Boa Nova os mesmos traços que havia em Jesus, Sem estas características o evangelizador não atrairá as pessoas para o Senhor. Esses traços precisam estar marcados em nossa vida para que todos, ao nos verem, digam alegremente: “ O Senhor esta com eles!”

            Vê-se que é de suma importância que o pregador tenha a personalidade moldada por Jesus. É importante que os pregadores sejam vistos como discípulo de  Cristo. Não estamos exercendo uma tarefa qualquer, mas a mais sublime de todas, que consiste em atrair os corações para o Senhor. Esta grandiosa tarefa somente pode ser levada a bom termo por aqueles que estiverem lutando para refletir em seu rosto, palavras e ações o perfil do Grande Pregador de Nazaré da Galileia.

C – MODELOS DE PERFIL.

            Em Lucas 24, 32 e 45,(Discípulos de Emaús) vemos a palavra de Jesus queimando os corações dos discípulos, além de abrir-lhes o entendimento para que compreendessem as Escrituras. Este efeito da pregação é perseguido por todos os pregadores. Sucede, entretanto, que ele não ocorre por acaso. É fruto de uma pregação ungida.

            Aqui destacaremos alguns aspectos importantes do perfil de Jesus, enquanto pregador, tais como: consagração ao Pai, docilidade ao Espírito Santo, unção do Espírito Santo, amor, conhecimento da escritura, oração, jejum, obediência, fidelidade, comunidade e intercessão.

2 – APOLO

            Em Atos 18.24-28, conhecemos um pouco sobre este pregador de Jesus.

            Cremos não pairar dúvidas de que Apolo, certamente, era dotado de muitos dos atributos que formavam o perfil de Jesus. Destacaremos, a partir do trecho acima, outras qualidades dele. Assim, temos que ele era eloqüente, profundo conhecedor das Escrituras até então escritas, instruído no caminho do Senhor(a Escritura que então estava sendo formada) homem de profunda fé(falava com fervor de espírito) linguagem precisa, anunciava com destemor, acolhia a formação, não tinha orgulho espiritual(a prova disso é que acolheu a formação dada por Áquila e Priscila) aceitava a autoridade dos discípulos(esperou ser enviado para a Acaia) autoridade na pregação.

            Um traço marcante no perfil de Apolo foi o seu senso de comunidade. Além da fé, a eloqüência e o conhecimento das Sagradas Escrituras. Ele não saiu pelo mundo a pregar o evangelho por vontade própria, mas embora desejasse ardentemente ir a Acaia e lá exercer o seu ministério, esperou que os discípulos o enviassem para aquele lugar.

Sendo feito em união com toda a comunidade eclesial, o anuncio nunca é um fato pessoal. O missionário esta presente e atuante em virtude de um mandato recebido, pelo que, mesmo se estiver sozinho, sempre vivera unido, por meio de laços invisíveis mas profundos,  atividade evangelizadora de toda a Igreja. Os ouvintes, mais cedo ou mais tarde, entrevêem, por detrás dele, a comunidade que o enviou e o apóia”

3 – PAULO

            Paulo como pregador do Evangelho é o Apostolo que mais deixou marcas na Bíblia. Dois dos quatro evangelistas, Lucas (que também escreveu os Atos dos Apóstolos) e Marcos, andaram com Paulo, começaram seu ministério com ele. Portanto, o que conhecemos de Jesus e das primeiras comunidades devemos muito a São Paulo, pois quase metade do Novo Testamento é composto das suas epistolas, além da narração da obra do Espírito Santo através dele, consignada no Livro dos Atos.

            Eis alguns traços do seu perfil: profundo conhecedor das Escrituras, fé inquebrantável, linguagem precisa, anunciava com destemor, acolhia a formação, humilde, aceitava a autoridade dos discípulos, tinha autoridade na pregação, profundo senso de comunidade, excepcional sensibilidade as moções, inspirações e revelações do Espírito Santo, dotado de dons carismáticos acima dos cristãos de sua época (e talvez de todos os tempos) acolheu o dom da fortaleza como poucos. Pelo que se tem noticia na historia cristã, dentre os que não conviveram com Jesus em sue ministério na Terra Santa, foi inigualável em intimidade com Jesus Ressuscitado. Experiência de salvação e meio a uma das teofânias mais marcantes dentre todas que estão narradas na Bíblia.
            Paulo por não conviver com Jesus enquanto este vivia entre os seus em sua vida terrena, estava com grande dificuldade de assimilar o anuncio do Evangelho feito pelos Apóstolos. Jesus, no caminho de Damasco, resolve este problema. Deste fato nos fica a lição de que o Mestre, aquele que ensina, converte e envia, resolve todos os problemas do nosso ministério inclusive e principalmente o sério problema da falta de experiência de salvação pessoal que assola a muitos de nós nos tempos atuais.

A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram antes uma demonstração do Espírito e do poder Divino, para que a vossa fé não se baseasse na sabedoria, mas no poder de Deus”(I Cor 2, 4-5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário